domingo, 1 de maio de 2016

Eletricidade - Lei de Coulomb

Lei de Coulomb

A Lei de Coulomb descreve a interacção electrostática entre partículas carregadas electricamente. Esta lei foi deduzida experimentalmente por Charles Augustin de Coulomb e publicada em 1785[1]. Para a sua dedução experimental, Coulomb utilizou uma balança de torção.



A lei de Coulomb estabelece que a intensidade da força eletrostática entre duas partículas com carga eléctrica é directamente proporcional ao módulo do produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa as partículas.
A direção da força coincide com a direção da linha que passa pelas partículas. Matematicamente, a lei de Coulomb é dada pela expressão:
em que K é a constante de proporcionalidade, q1 e q2 são as magnitudes das cargas pontuais, R é o módulo da distância que as separa e r² é o vetor unitário com direcção correspondente à linha que une as duas cargas pontuais.
No Sistema Internacional de Unidades, a constante de proporcionalidade, também designada por constante de Coulomb, é dada pela expressão:
K = 1/4πε0 sendo ε0 a permitividade eléctrica do vazio.
Note-se que a força eletrostática é repulsiva quando as cargas têm o mesmo sinal, e é atrativa quando o sinal das cargas é contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário